quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sexo antes do casamento


Antes de entrar propriamente no tema “sexo antes do casamento” é necessário que você entenda o que é casamento, para isso sugiro a leitura do meu texto Casamento & Divórcio.

Agora que você leu o texto recomendado, vamos iniciar falando sobre namoro. O termo namoro é moderno, não existe na Bíblia. Nós entendemos namoro como um meio termo entre amizade e casamento, uma espécie de etapa de experimentação em que se verifica se aquela pessoa é realmente quem você quer passar o restante da sua vida.

O grande dilema é entender até onde pode ir a intimidade dos casais dentro desse “meio termo” que é o namoro.

No texto sobre casamento que você leu, descobriu que o ato sexual é um selo da decisão de permanecer juntos para sempre. Porém, se o sexo for praticado antes da decisão ser firmada, isto é, ainda na etapa de namoro, seria isso um pecado?

Para descobrir isso, resolvi passear pelos principais Blogs cristãos e analisar quais os versículos são usados para defender essa ideia. Abaixo seguem os versículos mais usados:

1 - “Por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.” (1 Co 7.2)

Algumas pessoas usam esse texto afirmando que a “impureza” mencionada no versículo é equivalente ao sexo antes do casamento. No entanto, não é isso que o contexto sugere.

Nos versículos anteriores Paulo está falando sobre prostituição, e não necessariamente sobre sexo antes do casamento, como podemos ver: “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.” (1 Co 6.15).

A prostituição é todo tipo de relação de negociata sexual que não seja movido por amor. Ela não só acontece quando alguém paga dinheiro a uma prostituta em troca de sexo, mas também pode acontecer quando alguém pratica sexo apenas pela troca de prazer, sem haver amor, conexão, e sentimentos. Isso é extremamente danoso ao ser humano. Por isso, Paulo diz no versículo seguinte: “Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.” (1 Co 6.18).

Recentemente os EUA tem se assustado com a quantidade enorme de atrizes pornô que tem tirado a própria vida[1].  Uma vida sexual imoral é a causa da maioria das doenças de alma, e isso não é só uma afirmação bíblica, mas o próprio Freud embasa toda sua teoria na ideia de que o sexo é basilar para a saúde mental do ser humano. Pessoas com uma vida sexual doentia têm apresentado diversas doenças de alma, inclusive depressão.

Portanto, o versículo apresentado condena profundamente o ato de prostituição, mas não necessariamente condena o sexo antes do casamento. Nem todo sexo antes do casamento é impureza ou prostituição.

2 – “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.” (1 Co 7.8-9)

O termo “abrasado” (do grego pyrousthai) significa “viver desejando o sexo” ou “arder na vontade por sexo”. De fato, casar é melhor do que viver na vontade, mas isso também não condena o sexo antes do casamento.

Se eu disser, por exemplo, que suco é melhor que refrigerante, não necessariamente estarei dizendo que não se deve tomar refrigerante, só estarei dizendo que suco é melhor. O mesmo raciocínio se aplica ao versículo de Coríntios.

3 – “cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão” (1 Ts 4.4-6)

Ofender ou defraudar sexualmente alguém é equivalente a se aproveitar sexualmente dessa pessoa. Quando alguém pratica sexo com alguém sem que haja amor; quando alguém pratica sexo com todos(as) de forma descompromissada e aleatória; quando alguém ilude uma pessoa para ter sexo e depois descarta-a; tudo isso pode ser considerado ofensa e defraudação, que também é chamada de lascívia no contexto do versículo apresentado.

A palavra “lascívia” apresentada nesse versículo, bem como as palavras imoralidade, impureza e fornicação constantes em outros versículos do Novo Testamento são traduções da palavra grega “porneía”, que significa imoralidade sexual de qualquer tipo. O problema é que nossa mente já é inclinada a pensar que o sexo antes do casamento se inclui nesse conceito "imoralidade", mas isso é apenas um achismo da nossa parte.

Para compreendermos melhor o significado desse termo, temos que analisa-lo de acordo com o contexto em que ele é apresentado, conforme fizemos anteriormente com a palavra “prostituição” e “lascívia”.

No geral, as palavras “prostituição”, “lascívia”, e “fornicação” tem o mesmo significado, pois provém da mesma palavra grega “porneía”. Tendo como base os contextos em que ela é empregada, podemos definir essa palavra como: todo tipo de relação sexual sem amor, sem conexão sentimental; relação sexual de forma descompromissada, indiscriminada e aleatória; relações vazias, ilusórias, sem clareza, baseadas em mentiras.

Agora eu lhe pergunto: se você tem uma namorada a quem ama, se já é alguém que tem idade e maturidade capaz de administrar uma vida sexual, se já namora a um tempo razoável ao ponto de ver um futuro nesse relacionamento, em que isso se enquadraria nas definições de “porneía”?! Não consigo ver pecado algum nessa relação! Por mais que algumas pessoas tentem fazer malabarismos bíblicos para ver impureza, imoralidade, fornicação, lascívia ou prostituição, eu não consigo e nem vejo na Bíblia essa ideia.

Tenho visto diversos casais de jovens sofrendo por conta dessa repressão sexual proposta pela igreja. Percebo que a grande maioria dos que se casam grávidos estão nas igrejas que defendem esse ponto de vista tradicional. Os casais começam a namorar e não recebem nenhum tipo de aconselhamento sobre métodos contraceptivos – visto que o ato sexual não é sequer cogitado pelos pais ou pelos conselheiros da igreja. Pouco tempo depois acontece o mais natural de acontecer entre jovens saudáveis: praticam sexo e ficam grávidos. Por conta disso, a moralidade da igreja os obriga a casar sem que tenham uma vida economicamente estabilizada e sem terem certeza se aquele é o parceiro que realmente querem. Logo após, por conta dos problemas financeiros, de relacionamento, e da pouca idade, muitos acabam se divorciando. Por não aceitarem o mosquito, acabam tendo que engolir o camelo. São incontáveis os casos que presenciei exatamente nesses moldes.

Agora, mesmo tendo entendido de forma mais profunda esse assunto, existem alguns cuidados que os jovens devem tomar. O mais importante de todos é respeitar a decisão dos pais sobre o assunto. Esse mandamento é inquestionável e é o primeiro mandamento com promessa. São os pais que vão saber se o jovem já tem maturidade para avançar em sua vida sexual ou não. Portanto, tenha um papo sincero e aberto com seus pais sobre esse tema e siga os conselhos deles, ainda que a resposta deles não seja a que você queira ouvir.

Outra situação que alguns jovens cristãos já comentaram comigo é que se sentem impuros ao praticarem sexo antes do casamento – mesmo fazendo dentro dos moldes corretos que propus. Esse sentimento os faz pensar que o Espírito Santo está convencendo-os do pecado. No entanto, é importante ser entendido que nem sempre esse sentimento é resultado de uma ação do Espírito Santo. Vou apresentar um exemplo: é sabido no meio evangélico que quem quer ministrar a palavra de Deus pode casar normalmente. Porém, essa atitude é inimaginável entre os padres católicos. Quando algum deles se casa, passa a sentir essa mesma sensação de impureza. Isso acontece porque eles foram ensinados por quase 2.000 anos que essa atitude é pecaminosa para um ministro. Veja a força que as convenções sociais têm na consciência das pessoas. O mesmo se aplica aos jovens que têm esse sentimento impuro ao praticarem sexo. Observe que os jovens normais – que não sofreram com a intoxicação moral da igreja – não tem esse tipo de sensação.

Concluo dizendo que, se você está agindo dentro dos moldes que descrevi nesse artigo, tenha paz diante de Deus. Creio que esse modelo é o mais saudável a ser seguido e será exatamente assim que irei ensinar os meus filhos quando achar que chegou hora.

________________________________________

[1] As mortes consecutivas de 5 atrizes pornô que lançam alerta sobre indústria de filmes adultos. Disponível em <http://www.bbc.com/portuguese/geral-43559847>. Último acesso 10/02/2018.

10 comentários:

  1. Olá, meu nome é Paulo e esse artigo se resume muito a mim. Eu e minha noiva estamos juntos a um pouco mais de 2 anos, não nos casamos ainda por falta de emprego, e queremos muito nos casar porque nós amamos muito mas, justamente o que está escrito, de tanto dizerem na igreja que é errado, não fazemos mas sentimos muita vontade, e isso tem nos prejudicado um pouco, eu sou dela e ela e minha mas fico recioso de está fazendo algo errado perante Deus. Bom, essa e minha situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Como escrevi no texto, não há nenhuma proibição bíblica quanto ao assunto. Não é uma assinatura no cartório que vai fazer que o sexo de vocês seja mais ou menos santificado. Portanto, tenha paz diante de Deus e goze amores com a sua amada com alegria.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá bom dia paulo,meu nome é Francisco Santos sou casado a14 anos e agradeço a Deus todos os dias por isso e por todas as bênçãos recebidas por Deus.Pois bem vamos lá Eu observei que a pessoa que escreveu e postou o estudo ler a Bíblia mas não consegui viver em obdieobedi a Deus pois vemos o incentivo dele ao sexo antes do casamento pois é só rever os mesmos textos que ele mesmo mostra no estudo ,e nem um momento vemos neles incentivo ao sexo antes do casamento! Então lendo o seu comentário Eu percebi que vc e sua noiva ja estão juntos há 2anos não se já praticaram sexo antes ,mas se já e se por motivos da igreja mostrar que não bom que seja assim,na verdade é a palavra que o propio Paulo apóstolo menciona em coríntios e ele falou inspirado pelo Espírito santo e não por conta dele mesmo.Entao revendo os textos o que falta para vcs se casarem já que vc mesmo diz que vc ė dela e ela é sua ao invés de viverem abrasados , esse é meu ver de acordo com a palavra de Deus desde o início.

    ResponderExcluir
  3. Discordo da sua interpretação. O namoro é fase de conhecimento para ver se vc quer casar com a pessoa. Se eu tiver relações com minha namorada, me torno uma só carne com ela mesmo não tendo certeza que casarei com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se eu tiver relações com minha namorada, me torno uma só carne com ela mesmo não tendo certeza que casarei com ela"

      E aonde a Bíblia diz que fazer isso é pecado? Me mostre um versículo apenas. Como demonstrei no texto, o que a Bíblia condena é a imoralidade sexual, a falta de amor, o descomprimisso.

      Excluir
    2. Olá Thiago, sua interpretação sobre os versículos me fizeram ver de outra forma do que sempre me foi ensinado, MUITO BOM! aproveitando o gancho da pergunta acima onde você respondeu sobre o fato de tornar uma só carne se torna impuro somente quando não há compromisso e falta de amor, assim é dito na bíblia :“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2.24). Sempre aprendi que deveria ser após o casamento pelo fato de o homem deixar o pai e a mãe para se tornarem um só ou seja deixam a sua família e constroem a sua, ou seja se casam, pode explicar melhor esta parte por gentileza! Paz!

      Excluir
  4. Estou vivendo tribulações em meu namoro, e muitos amigos evangélico ) ddizem que é pq vivo como se estivesse casada com meu namorado, a qual eu amo muito, e pretendemos nos casar...mas eu fico pensando, é uma assinatura numa instituição feita e administrada por homens que eu vou ser santo ? que vou ser puro ?.... como li no texto, vejo muitos casais que foram obrigados a casar por que praticaram sexo sem ser casados, e hj são infelizes e quando não se separam, isso por que ocorreu algo natural do ser humano. Como se casavam antigamente ? n vi menção que homens de Deus, inclusive, casaram-se.

    ResponderExcluir
  5. Eu ha tempo venho pesquisando sobre o assu to quero lê tbem o assunto q vc aborda sobre divorcio .ha um prof de hebraico e grego no yotube que defende o mesmo parecer que o seu e .Cristo quando disse que so de pensar numa mulher casada ja adultera com ela , ele ali quis dizer que nunca seremos santo por sacrificio nosso .ali ele diz que se teu olgo te daz pecar arranque-o quem ate hoje ja fez isso, ou seja iriamos pro inferno sem nenhum membro do corpo pois longe dele por esforço nosso nao ha pureza. Entao nao devemos julgar quem faz sexo fora do casamento nem quem divorcia se cristo nao nos santificar jamais chegaremos perto da vida eterna c ele. Eu luto contra esse mal pois infelizmente me encontro divorciada. E é natural ter desejos tendo ou nao alguem. Se paulo ms diz que a mulher nao pode fazer proposito longo p q o diabo nao entre no meio do casal e quem ja ta anos sem alguem? Somos todos hipócritas.

    ResponderExcluir
  6. Sendo bem honesto, eu não sei mas nem o que pensar a respeito disso.
    21 anos, cristão, atuante em ministérios da igreja e virgem. Nunca tive relações sexuais. Eu percebo que o julgamento que as pessoas fazem disso estão começando a me fazer mal... Antigamente eu pensava: vou namorar com uma menina da igreja e depois me casar e ter vários filhos. Hoje eu nem namorar, no momento, quero. O principal motivo: sinto medo de começar a namorar e:
    1. Não conseguir ficar sem fazer sexo e acabar trazendo problemas maiores para mim, minha parceira e para a congregação;
    2. Ficar sem fazer sexo e ser pressionado para casar logo apenas para "não pecar".

    Já ouvi da boca de casais jovens cristãos: "casa é pra transar mesmo".

    Eu honestamente não quero acreditar nisso. Sempre tive a ideia de encontrar uma menina que eu realmente goste e me envolver com ela por amor, e construir uma família em amor. Se eu casar com ela em 1 ou 2 anos de namoro apenas para fazer sexo nos moldes pregados, sério, não me parece uma fórmula boa para dar certo.

    E sendo mais sincero ainda sobre mim... Tenho medo de que a repressão feita em cima desse assunto me cause problemas psicológicos relacionados a ele, como vergonha exacerbada em praticar o ato ao ponto de não realizar mesmo depois de casado.

    Sinto que não tenho mais tempo para ficar em indecisão. Estou me privando de relacionamentos com pessoas legais por medo. Sinto que talvez tenha que decidir entre abrir mão de vez dos ministérios e procurar um relacionamento ou me relacionar com alguém que possa não ser a pessoa certa apenas para cumprir os dogmas que são apresentados...

    Deus me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fyllype, meu caro! Minha situação é parecida com a sua. Sou mais velho que você e TOTALMENTE virgem (nunca fiquei, nem beijei, nem transei) sinceramente, NÃO AGUENTO MAIS esse tipo de situação mais pior ainda que isso, é ter de ouvir gente DENTRO DA IGREJA ME ZOAR POR CONTA DISSO (MULHERES, "IRMÃS", MENINAS CRENTES TAMBÉM), que já deu a bct* e comeu mt bct*, pagando de moralista depois que se desviou da Igreja e não fala a verdade pras pessoas. Imagina um casal que passa por dificuldades econômicas e não se aguenta? vão ser privados de terem um ao outro só por causa de um pedaço de papel? sinceramente, Deus é muito maior que isso e um papel assinado significa nada em relação ás atitudes. Se eu não tiver nenhuma experiência com mulher, até uma certa data que estipulei em minha mente, eu sinceramente não sei o que sou capaz de fazer... conselho mano, se alguém quiser pagar de moralista pra cima de você, tente desenvolver sua realização enquanto MACHO! Se alguém dizer que você tá em pecado, investigue o passado dessa pessoa e diga: Quem é você pra me acusar? quando tinha minha idade, você era totalmente inexperiente com mulher ou já tinha uma rodagem? pronto. Desmoralizou o acusador. PS: Cresci na Igreja. Te entendo perfeitamente cara! Procure canais no youtube que te ensinem a como conquistar MULHERES (no plural mesmo) nunca se prenda só em uma mulher. Se você analisar direitinho, vai ver que Deus nunca censurou quem tinha mais de uma mulher e isso é PANO PRA MANGA teológica kkkkk. Mas no que posso te ajudar agora, é isso mano.

      ME ENVIE um e-mail que eu converso melhor com você:

      douglasarquivos@outlook.com

      Excluir