quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Convite à Uma Doce Revolução

Parece paradoxal chamar uma revolução de algo doce, visto que a maioria das revoluções da história trouxeram guerras, morte, dor e sofrimento. No entanto, hoje convido-os à uma revolução diferente. Essa revolução irá, de fato, revolver sua vida; irá balançar de forma truculenta sua existência; irá mexer e trazer espada a sua roda de convivência. Essa revolução irá virar do avesso tudo aquilo que você achava certo, e aquilo que você tinha por lucro passará a ser tido como refugo.
Hoje, convido-os à revolução do amor. Sim, o mundo precisa de uma rebelião desse tipo. Essa revolução não pode acontecer através da leitura de cartilhas religiosas; tampouco através do esforço do sangue e da carne; muito menos através da imposição do medo, ou da imposição da lei, ou de um suposto desenvolvimento filosófico-racional que nos levará à posição de seres dotados de um coração limpo e puro. Não! Nada disso é capaz de vencer nossa maldade, pecaminosidade, e podridão interior.
Hoje convido-os à uma loucura e à um escândalo. Loucura, digo, porque jamais poderá ser entendida pelos sábios deste século, visto que não se é discernido por provas, mas tão somente por fé. Escândalo, digo, porque irá contrariar todo o ascetismo em que os religiosos tanto se fiam para serem salvos. Hoje convido-os à conhecer o evangelho! Assim, quando o amor de Jesus invadir seu coração, tudo ao seu redor estremecerá. As pessoas não mais lhe entenderão. Uns irão pensar que você enlouqueceu – “tens demônio!”. Outros dirão que se tornou um herege – “este viola o sábado!”. E, conforme a perseguição se tornar ferrenha, entenderá que mais parecido está com Aquele que lhe amou primeiro.
Hoje convido-os à um caminho de autonegação. E não estou falando de abster-se de vinho, carne, sexo, roupa, ou penteado de cabelo. Não! Hoje estou convidando-te a negar-se a si mesmo a fim de se tornar mais parecido com Jesus e então andar com Ele em amor. Por isso Ele diz – “negue-se a si mesmo e siga-me!”.
Hoje convido-os à um caminho de compaixão; hoje convido-os à um caminho de misericórdia; hoje convido-os à um caminho de perdão; hoje convido-os à amar o próximo como a si mesmo; hoje convido-os a seguir Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário