quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Convite à uma doce revolução


   Parece paradoxal chamar uma revolução de algo doce, visto que a maioria das revoluções da história trouxeram guerras, morte, dor e sofrimento. No entanto, hoje convido-os à uma revolução diferente. Essa revolução irá, de fato, revolver sua vida; irá balançar de forma truculenta sua existência; irá mexer e trazer espada a sua roda de convivência. Essa revolução irá virar do avesso tudo aquilo que você achava certo, e aquilo que você tinha por lucro passará a ser tido como refugo. Essa revolução, ao contrário das usuais, não é pra quem busca mais poder de domínio, mas é pra quem está disposto a ser servo de todos - não é pra quem quer ser servido, é pra quem deseja servir.

Hoje, convido-os à revolução do amor de Deus. Sim, o mundo precisa de uma rebelião desse tipo. Essa revolução não pode ser alcançada através da leitura de cartilhas religiosas; tampouco através do esforço do sangue e da carne; muito menos através da imposição do medo, ou da imposição da lei; nem será obtido por meio de um esforço intelectual ou de um suposto desenvolvimento filosófico-racional que nos levará à posição de seres dotados de um coração bom. Não! Nada disso é capaz de vencer nossa maldade, pecaminosidade, e podridão interior. Não há técnica humana capaz de habilitar alguém à esse tipo de revolução.

     Hoje convido-os à uma loucura e à um escândalo. Loucura, digo, porque jamais poderá ser entendida pelos sábios deste século, visto que não se é discernido por provas, mas tão somente por fé. Escândalo, digo, porque irá contrariar todo o asceticismo, tradicionalismo, e moralismo em que os religiosos tanto se fiam para serem salvos.

Hoje convido-os à um caminho de autonegação. E não estou falando de abster-se de vinho, carne, sexo, ou estilo de roupa. Não! Hoje estou convidando-te a negar-se a si mesmo, isto é, pela fé mortificar os teus desejos carnais de ganância, inveja, orgulho, vingança, enfim, Jesus nos chama à negar tudo o que faça mal ao nosso próprio ou a nós mesmos. Só com essa atitude de fé nos tornaremos mais parecidos com Ele e então andaremos em amor nessa santa revolução. Por isso Jesus diz – “negue-se a si mesmo e siga-me!”. 

Hoje convido-os à um caminho estreito. Nesse tipo de caminho poucos querem passar. Afinal, é aparentemente mais fácil ir pelo caminho largo. No caminho estreito do Evangelho só cabe o Evangelho mesmo. Não cabem achismos humanos, ensinos humanos, ou tradições humanas. Ainda que um Anjo do céu traga algo que vá além do Evangelho de Jesus, seja anátema.

Hoje convido-os à conhecer o Evangelho! Só assim, quando o amor de Jesus invadir seu coração, a revolução de fato começará. Tudo ao seu redor estremecerá. As pessoas não mais lhe entenderão. Uns irão pensar que você enlouqueceu por conta da mensagem que carrega – “tens demônio!”. Outros dirão que se tornou um herege por contrariar costumes estabelecidos pela religião – “este viola o sábado!”. E, conforme a perseguição for se tornando mais dura, entenderá que mais parecido está com Aquele que lhe amou.

Hoje convido-os à um caminho de compaixão; hoje convido-os à um caminho de misericórdia; hoje convido-os à um caminho de perdão; hoje convido-os à amar o próximo como a si mesmo; hoje convido-os a seguir Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário